3 Ilhas Fantásticas

Triângulo

Faial, Pico e São Jorge formam o chamado “Triângulo” do Grupo Central do arquipélago dos Açores.

Toda a exuberância destas três ilhas de beleza impar, tornam este local um destino de férias único e sublime!

A nossa localização é no centro dos Açores, nas chamadas ilhas do Triangulo. Este grupo de 3 ilhas (Faial, Pico, São Jorge) apesar de se encontrarem bastante perto umas das outras são morfologicamente bastante desiguais e, consequentemente, o tipo de fundos marinhos também difere bastante entre elas.

É a partir da belíssima ilha do Faial que efetuamos as nossas atividades. Esta ilha tem várias baías e outras zonas protegidas dos vários quadrantes do vento, pelo que oferece sempre boas alternativas quando o vento e a ondulação não têm as condições ideais para nós.

Outra das vantagens do Faial para o mergulho é ser o local mais perto (44 milhas) do Monte Submarino Princesa Alice.

Acresce também o facto de a marina situar-se perto de algumas das melhores zonas para mergulhar – a Paisagem Protegida do Monte da Guia e as várias baixas existentes entre o Faial e o Pico. Nestes locais, com quotas de profundidade para todos os gostos, zonas suaves ou abruptas, fendas, grutas, arcos, fundos de areia, pedra ou mistos, abundam inúmeras espécies de peixe, sendo a mais cobiçada a observar, o Mero.

A curta distância (5 milhas), a vizinha ilha do Pico apresenta um fundo rochoso geologicamente mais recente, com maior predominância de fundos mais acidentados e consequentemente mais abrigos para os peixes. A área protegida dos Ilhéus da Madalena é um local acessível de mergulho devido à sua pouca profundidade. Estes ilhéus têm uma abundância e diversidade de peixe difícil de encontrar noutros locais.

Um pouco mais ao lado (11 milhas) situa-se outra ilha – São Jorge. Caracteriza-se pela sua forma alongada e estreita com encostas altas e escarpadas que deram origem a múltiplas fajãs. Apresenta uma costa predominantemente funda, mas nas extremidades da ilha as zonas baixas prolongam-se por uma área considerável, sendo que o local de mergulho mais afastado (2.7 milhas da costa), a Baixa de fora na Ponta dos Rosais, emerge quase na vertical a partir de uma quota superior a 100 metros até alcançar os 17 metros da superfície. Este é melhor local de mergulho de São Jorge.